segunda-feira, 14 de março de 2011

Wagner Moura em Hollywood: “O comando é meu”



Faz um bom tempo que o Brasil percebeu o talento de Wagner Moura, existem pessoas que o acham esnobe, chato, entre outras classificações indesejadas. Mas o que não se pode negar é o talento desse ator baiano. Nascido em 27/06/1976, na Cidade de Rodelas na Bahia, Wagner alem de ator é formado em jornalismo pela UFBA.

Independente do que falem da sua personalidade, o talento é algo visível em suas atuações, entre elas estão novelas, peças de teatro (destaque para a difícil peça “Hamlet”) e os dois filmes sucesso de bilheteria da linha “ Tropa de Elite” que o consagraram de vez, como um dois maiores atores brasileiros. Em algumas entrevistas e até informações expostas em sites, fica visível que ele não se prendeu a TV, mesmo sendo no Brasil, um dos meios de comunicação que mais pagam bem.

Talvez as pessoas relacionem diretamente a imagem de Wagner Moura à Tropa de Elite, mas muito antes do lançamento do filme, ele mostrou porque se destacou tanto no cenário da dramatização. Filmes como Romance, 2008; Abril Despedaçado, 2001 e Ó pai ó, 2007; Mostram o tanto que esse ator é versátil e capaz de atuar tanto aqui como em Hollywood. “Abril despedaçado” foi um divisor de águas para o seu crescimento no cinema nacional, foi fazendo um nordestino com sede de vingança que ele fez dos seus minutos na tela, um importante cartão de visita. O filme contou ainda com a participação de Rodrigo Santoro.

                                 
Aos poucos o Brasil tem ganhado espaço no exterior, no que diz respeito ao cinema. Temos representantes na direção como Fernando Meirelles (Ensaio sobre cegueira, 2008) e Walter Sales (Diários de Motocicleta, 2004). Na área de atuação temos figuras como Rodrigo Santoro, que fez um vilão em 300 e Alice Braga que tem feitos filmes com atores consagrados de Hollywood como Will Smith e Anthony Hopkins. Contudo, vale entender que nenhum desses fez números tão altos no cinema nacional como Wagner Moura a frente de Tropa de Elite. O filme que teve como protagonista o personagem, capitão Nascimento, rendeu mais de 100 milhões de reais, tornando-se o filme brasileiro como maior bilheteria da história do cinema nacional. Mais do que o financeiro, tropa de elite ganhou visibilidade no exterior, tanto com a ótima atuação de Wagner como com a bela direção de José Padilha. O filme trouxe o sentimento de questionamento em relação a sociedade brasileira e provou que o cinema pode trazer mais alvoroço e benefícios do que se imagina.


Acredito que muitas pessoas que acompanham a carreira de talentos brasileiros, esperam que eles ultrapassem os limites do Brasil. A boa noticia em relação ao ator Wagner Moura veio semana passada, ele fará parte do novo filme do diretor Neill Blomkamp, o mesmo que dirigiu Distrito 9. O empolgante é que ele fará o papel de um vilão, o filme ainda contará com os atores Matt Damon e Jodie Foster, o filme que será baseado em uma ficção - cientifica, é tido com uma mega produção de Hollywood e foi dado o nome de “Elysium”, a data de estréia está prevista para o final do primeiro semestre de 2013.

Wagner Moura será provavelmente um dos nossos representantes no exterior, certos atores brasileiros já se destacaram na terra do Tio Sam, mas ainda não receberam papeis realmente dignos do nosso talento. Vejo em Wagner a possibilidade de um novo inicio para os nossos atores lá fora. Capacidade é o que não falta nele e em boa parte dos nossos atores. Somos um celeiro em pleno crescimento e Wagner não é o único com possibilidades de brilhar lá fora como brilhou aqui. Existem pessoas que o amam e pessoas que o odeiam, mas é inegável que ele é o cara da vez.

Espero que tenham gostado do post, fiz com muito carinho..

abraço para todos..

M.Barreto


3 comentários:

  1. Post espetacular! Wagner é diferenciado e com certeza vai brilhar mais e mais, aqui e lá fora.

    ResponderExcluir
  2. admiro muito o Wagner Moura, acho ele um ator e tanto.Muito merecido

    ResponderExcluir
  3. Mto bom o post Bato, ta ficando bom msm nisso!! rs
    Wagner Moura é maravilhoso, acredito q o auge dele ainda virá e se perdurar!

    ResponderExcluir