segunda-feira, 30 de maio de 2011

O poder da propaganda


  Com certeza quem acompanha TV e outros meio de comunicação já ouviu a seguinte frase, "propaganda é a alma do negócio" e não é por acaso que essa citação é muito verdadeira. Hoje em dia o que mantém boa parte dos meios de comunicação é a publicidade. O desejo de parte significativa das empresas é ter alguns segundos na TV ou um banner em algum site famoso da internet. A grande questão entre os publicitários hoje em dia, é como fazer uma propaganda leve e menos imperialista, mas que traga resultados positivos para as empresas.

  O mundo atualmente dispõe de uma boa quantidade de meios de comunicação, o que permite um maior número de possibilidades de criação para as empresas de publicidade. Temos como fonte para as propagandas a internet, os jornais, o rádio e o mais tradicional de todos, a televisão.

  Para mim o mais interessante de uma propaganda é quando ela nos diverte e nos toca de uma forma que o intervalo comercial passe despercebido. Acho fantástico o poder que ela tem de fazer 15 ou 30 segundos se eternizarem em nossas memórias. A marca de um ótimo comercial é a criatividade.

A seguir vou mostrar alguns comerciais de Tv emocionates e engraçados, vale a pena assistir.

  • Camisinha.


  • Doação de orgãos.





  •  Um dos mais conhecidos comerciais da Nike, Brasil x Portugal.



                  
     
  • Compilação com 4 propagandas engraçadas e super criativas.



  • Uma emocionante propaganda sobre o câncer infantil.






  • Uma imagem vale mais que mil palavras.

  A propaganda não se limita a Tv, então escolhi um outdoor com uma campanha que apesar de passar uma mensagem forte, esbanja criatividade e vem com o objetivo de conscientização. A campanha foi feita na Nova Zelândia, no outdoor tem escrito " Chuva muda tudo. Por favor dirija de acordo com as condições climáticas ". Quando o dia está chuvoso os sensores do outdoor acendem luzes vermelhas que passam a ideia do menino sangrando. O impacto do outdoor trouxe resultados positivos nessa estrada.


                 " Chuva muda tudo. Por favor dirija de acordo com as condições climáticas "

  


  • Mensagens Subliminares:

  As mensagens subliminares já causaram muita polêmica no meio publicitário, apesar de hoje ser tido como algo de certa forma aceitável. O conceito da mensagem subliminar é ser um elemento que influencia no psicológico de quem ver ou assiste uma propaganda (ou qualquer outro meio de comunicação e informação), mas de forma oculta, subentendida.

Vou apresentar dois exemplos clássicos e polêmicos em relação ao uso de mensagens subliminares.


  1. Bernado e Bianca
Em 1999 um caso chocou a mídia, foi identificado em um dos episódios do desenho "Bernado e Bianca" a inclusão de uma mensagem subliminar, o grande problema é que a mensagem era a foto de uma mulher nua. Para perceber a imagem é necessário parar o desenho aproximadamente aos 28 minutos, a mensagem permanece no desenho em apenas milésimos de segundos, mas é o suficiente para ser tida como perigosa e subliminar para o público infantil. A Disney admitiu que realmente essa imagem existia, e que tinha sido um erro de um estagiário.


       2. Vinheta MTV 

Em 2002 a MTV foi processada por exibir uma vinheta que continha diversas cenas subliminares de sadomasoquismo. Abaixo a vinheta :

                                                               



  • As Tchecas do Pânico na TV: O golpe de Marketing que pegou o Pânico desprevenido.



  Acredito que ficou visível para os telespectadores do Pânico na Tv que o quadro as tchecas do Brasil não está mais no ar, antes mesmo de completar todas as matérias. A questão é que existia uma jogada de marketing em relação a "Dominika" e "Michaela", mas o problema é que o enganado da vez foi o próprio Pânico na TV. O vídeo que elas fizeram era um viral patrocinado por uma nova marca de cerveja, a "Proibida".

   O programa Pânico tem contrato com a cerveja Skol e toda situação pegou muito mal. No fim das contas o golpe ou jogada publicitária deu certo e várias pessoas já esperam ansiosas pelo lançamento da nova marca de cerveja. Dominika e Michaela não são tchecas e os nomes que usaram eram fictícios, na verdade elas vinham trabalhando para a Proibida há alguns meses.

  Por essa o programa pânico não esperava, mas resta saber se de fato essa campanha vai gerar números positivos. O que era uma simples campanha publicitária, deu mais certo do que qualquer publicitário imaginaria.


      Veja o momento em que o Diretor Alan descobre através da Folha de S.P a farsa das tchecas.



Comercial da Cerveja Proibida


Tenham uma ótima semana e continuem nos visitando e seguindo.
Abraços para todos e uma ótima semana!
M.Barreto


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