Já é de conhecimento de todo o brasileiro que o nosso país está cheio de falsários, principalmente no ramo da política. Contudo um falsário, conhecido como Marcelo Nascimento Rocha, tomou a tela dos cinemas recentemente, ele foi representado por Wagner Moura no filme V.I.Ps.
Eu estava muito curioso, queria um fonte concreta para entender melhor o que o Marcelo fez, a maioria das pessoas falavam sobre a entrevista dele à Amaury Jr fingindo ser o dono da Gol. Porém ele tem uma lista vasta de delitos de falsidade ideológica que vão além de uma entrevista. Para tirar minhas próprias conclusões, assisti o documentário "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso" de Maria Caltabiano.
O documentário baseado nas peripécias de Marcelo é muito interessante, fica visível que apesar de ter sido criminoso, ele é muito inteligente, espero que um dia seja aproveitado para o bem. O que chama também a atenção é a sua oratória, ele se expressa muito bem e mesmo dando a entrevista de dentro de um presídio apresentava uma expressiva tranqüilidade.
Não vou mentir que o Marcelo me fez rir, o seu cinismo e sagacidade surpreendem até os mais descrentes. Mas não é de menos para quem já se fez passar de policial, guitarrista do Engenheiros do Hawaii, dono da Gol, líder do PCC, entre outras falsidades ideológicas. O interessante de tudo é que ao fim das contas, o Marcelo escreveu um livro de ficção, teve suas histórias retratadas em um livro, um filme e um documentário. Para entender melhor porque tudo isso, continue lendo o post e assista o filme e o documentário.
O filme protagonizado por Wagner Moura foi baseado no livro " VIPs - Histórias Reais de um mentiroso", no Festival do Rio o filme arrecadou boa parte das premiações importantes como melhor filme, melhor ator - Wagner Moura, melhor atriz coadjuvante - Gisele Fróes, melhor ator coadjuvante - Jorge D'Elia. Tudo isso resultado da triste e interessante história de um dos maiores falsários do Brasil, e isso não é exagero, haja cinismo em uma pessoa só.
Um dos momentos mais ousados de tudo que Marcelo fez, foi fingir-se do dono das Linhas aéreas Gol, Henrique Constantino. Como o real dono da empresa era um homem reservado e pouco conhecido o personagem era perfeito e o palco foi o Recifolia. Marcelo sabia pilotar e entendia a linguagem da aviação, aproveitando disso e de outros fatores ele contratou seguranças e uma secretária assumindo o personagem real Henrique Constantino. Ele conseguiu enganar diversos artistas no Recifolia e principalmente o dono do camarote patrocinado pela Gol linhas aéreas. Entre os enganados está o Amaury Jr, um dos maiores entrevistadores da televisão brasileira. Basta conferir o vídeo abaixo.
A história de Marcelo ganhou tanta repercussão que o Pânico na Tv foi no presídio fazer uma entrevista.
Contudo a história de Marcelo não é um mar de inocentes mentiras, ele também contribuiu com o tráfico de drogas sendo o piloto do avião que levava a carga entre as fronteiras. O importante é não tornar herói um falsário. Reconheço a sua inteligência e cinismo, mas isso não é o suficiente para que eu bata palmas para as suas atitudes. Bom seria que tudo isso fosse usado para o bem e não para o mal. Em dado momento do documentário, ao ser perguntado se faria tudo de novo, ele respondeu que sim, que tudo aquilo tinha valido a pena.
Caso queiram baixar o Documentário Vips, basta clicar no link abaixo.
Espero que tenham gostado do post de hoje.
Uma ótima semana e abraços.
M.Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário