sexta-feira, 6 de maio de 2011

Surf de Ondas Gigantes: Altamente Radical

Na madrugada de sábado no dia 30, aconteceu na Califórnia(EUA) o Billabong XXL Global Big Wave Awards algo como o “Oscar” do surf e quem levou o prêmio de Onda do Ano, a que possui a maior premiação, foi o baiano Danilo Couto que surfou uma onda de 20 metros em Jaws, no Havaí e embolsou 50 mil dólares e uma Toyota Tacoma, veja a foto abaixo dele surfando a onda que o consagrou campeão.




Para poder surfar uma onda desse porte o surfista é rebocado por um jet-ski mar a dentro até o ponto em que ele se desprende do rebocador e começa a pegar a onda, diferentemente da maioria dos surfistas, o Danilo Couto surfou em Jaws na remada mesmo, ou seja, ele nao foi conduzido até onda por nenhum jet-ski. Veja o vídeo abaixo onde são surfadas grandes ondas pelo surfista Laird Hamilton.



Existe também um documentário muito bom chamado Billabong Odyssey produzido em 2003, o elenco desse filme é composto de surfistas, que viajaram pelo Havaí, Canadá, Espanha, França, México e algumas praias da costa Estados Unidos em buscas das maiores ondas do mundo, se você sentiu interessado pelo tema pode baixar o filme aqui Link para baixa Billabong Odyssey.


Esse esporte é considerado muito radical, principalmente por representar risco de vidas para os praticantes, vale lembrar que os surfistas que encaram esse tipo de onda já possui bastante tempo no esporte e mesmo assim as ondas tiram a vida de alguns.


Geralmente essas ondas são provacadas por ventanias bem fortes, dependendo da região ventos de 60 km/h podem provocar ondas de até 6 ou 7 metros, também já foi registrado que ventos de 110 km/h já provocaram no oceano Pacífico ondas de 34 metros. Mas não são só os ventos que provocam ondas gigantes não. O Havaí, famoso por ter ondas bem grandes, tem essas grande ondas por causa do formato da sua costa, pois quanto mais suave for a transição da região costeira para o fundo do mar há uma menor possibilidade de haver grandes ondas naquela região, vou citar um exemplo para vocês entenderem melhor: Existem regiões que não são atingidas por grandes ondas que a 80 km da costa o mar tem apenas 40 metros de profundidade, porém no Havaí (local que possui ondas imensas) há uma mesma distância o mar chega a ter 5 mil metros de profundidade.

Aqui no Brasil as maiores ondas são de mais ou menos 5 metros e podem ser encontradas na Ilha dos Lobos que fica em Torres-RS.

Bem galera por hoje é só, até semana que vem.

Nao esqueçam de seguir o blog no twitter é so no ícone ali em cima e clicar, rapidinho. E também curtam a página do blog no facebook, o ícone está lá em cima.

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Nossa! Muito legal!
    Eu não teria coragem de fazer uma coisa dessas, já que não sei nadar direito no mar e não sei surfar. rsrs

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir