segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pai, Eu Quero Ser Ator!

                                                         Ser ou Não Ser ?
                                          

  Com certeza uma das coisas mais complicadas da vida do ser humano é a escolha de sua profissão. No ensino médio somos bombardeados com informações que servem para nos direcionar à um caminho de realização profissional, mas infelizmente nesse sentido muitas vezes sofremos influências positivas e negativas dos nossos familiares. Normalmente a primeira dica é de uma profissão que traga retorno financeiro, que te possibilite comprar o que deseja e ter uma vida estável. Para muitos pais a ideia de um filho músico ou ator é praticamente inconcebível, talvez alguns ainda tenham em mente um pensamento arcaico de que Ator ou músico não é profissão.

  Realmente o mercado do teatro, cinema e Televisão não é fácil, antes de tudo é necessário ter talento. Optar pela área de atuação é uma grande aventura, pode dar ou não certo. O talento é muito importante mas é interessante também que a pessoa prove a si mesma que é isso que quer seguir, a dramaturgia é algo espetacular e mexe com o mais extremo de nossas emoções, mas não podemos esquecer que a decisão de ser tornar ator deve ser tomada com muito racionalismo. 

  Algo que acho interessante dos grandes atores é o que eles dizem sobre a escolha de ser ator. O que normalmente dizem é que a fama não é objetivo principal e sim a atuação em si, a entrega ao personagem e o reconhecimento do público. Então se você pensa em ser ator e o que mais te importa são os holofotes, pense duas vezes se essa é a profissão certa para você. 

  O teatro, o Cinema e a televisão são as três principais vertentes da dramaturgia, se você deseja ser ator, normalmente se encaixa em alguma das três. A questão é que quanto mais popularidade tem uma área dessas , mais difícil se torna chegar lá. Ser ator é batalhar dia-a-dia para ganhar o seu espaço, seja no teatro, cinema ou Tv. Infelizmente como na maioria das profissões, alguma vezes o profissionalismo e talento são deixados de lado dando espaço a beleza, se tornar comum encontrar casos de ótimos atores trocados por medianos atores bonitos.

  As vezes tudo depende de uma questão de sorte e talento, exemplo disso é o caso de caio castro. Ele participou do Concurso Malhação 2008 e venceu juntamente com o ator Rafael Barja. Na época o concurso foi batizado como Casal Malhação mas venceram os dois rapazes. Apesar da decepção das meninas que ficaram na final, uma delas é atualmente protagonista de malhação.



  O Ator Mateus Solano é um exemplo de ator que demorou um certo tempo para aparecer na mídia, ele fez mais de 10 anos de teatro e mais de 20 peças, até chegar ao reconhecimento na TV. O destaque veio com o seriado Maysa com a interpretação do personagem Ronaldo Bôscoli. O ator ganhou ainda mais fama ao interpretar os irmãos gêmeos Miguel e Jorge da novela Viver a Vida, provando assim o seu imenso talento.

 
  O vídeo abaixo é parte da entrevista que o ator deu no programa do Jô Soares, o vídeo mostra uma cena de Solano na Novela "Viver a Vida" e um pouco da sua história no inicio da carreira.


  Sinceramente, eu espero que com o passar dos anos o nosso país comece a tratar o ator como um profissional tão importante como o advogado, o professor, o administrador e etc. O ator é uma figura importante do entretenimento e arte, ele possibilita que através de uma peça, uma cena ou uma simples imagem, recordemos o passado ou lembremos a importância de viver. Contudo como em qualquer outra profissão é necessário o talento, estudo e determinação. Talento para ser o diferencial no meio de tantos atores, estudo para aperfeiçoar o talento e determinação para entender que nem sempre as coisas vão seguir como o ator quer. Talvez o ator demore 10 ou 15 anos para ser realmente reconhecido, mas a determinação sempre o deixará de pé e preparado para quando chegar sua vez.

Tenham uma ótima semana
Boa Noite.

M.Barreto

2 comentários:

  1. Adorei o conteúdo! Muitos dos meus alunos tem diversas dúvidas sobre a carreira de ator/atriz, e a maioria deles esta nesta fase pré-vestibular, tentando decidir qual carreira seguir. Vou indicar o texto de vocês no meu site Modelo Ator Atriz.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, Obrigado pelo elogio. Fico feliz em usar o nosso post para sua turma, e de ter gostado de nosso conteúdo. Em breve, estaremos retornando com melhorias e novos colunistas.

      Beijos.

      Barreto.

      Excluir