segunda-feira, 6 de junho de 2011

Todo homem tem um pouco de super-herói.


 Se nos perguntam porque os super-heróis nos conquistam tanto, provavelmente a primeira resposta talvez seja "porque eles fazem, o que nós não fazemos". Mas a relação ser humano-herói vai muito além disso, principalmente para o homem. O super-herói está guardado em nossas melhores lembranças da infância, afinal quem nunca quis ser Superman, Batman ou Homem-aranha ?

  Lembro da minha infância e adolescência e sempre que eu assistia um filme de um super-herói, isso mexia comigo. Eu queria me tornar aquele ser que era fusão do homem como algo sobrenatural, queria sair por aí pela noite salvando velhinhas, batendo em bandidos, escalando os prédios. Claro que tudo isso ficava no imaginário, era uma ilusão boa de ser vivida. Claro que essa imaginação pertence a boa parte dos homens que tiveram uma adolescência acompanhada desses heróis.

  Mas a questão básica é entender porque eles nos conquistaram tanto, contudo para responder isso é necessário entender algo primordial, o super-herói é mais humano do que nós imaginamos. O Super-herói muitas vezes é a personificação positiva das inseguranças de nós homens. Para explicar isso um pouco melhor, vou fazer um raio-x desses heróis, observando de onde vem a realidade deles. Basta conferir abaixo.



  • Homem-aranha.


Realidade: Peter Parker representaria na realidade, o jovem inseguro e pouco popular que apesar de inteligente e estudioso não é reconhecido na escola. Para piorar a situação, acaba se apaixonando pela menina que nada tem haver com ele, pois a preferência dela são os garotos "populares". Por ser calado e retraído acaba sofrendo Bullying . Como não tem facilidade em fazer amizades, acaba normalmente tendo que resolver os problemas sozinho.

Cinema: Peter Parker sofre praticamente todas as situações acima, contudo após receber o poder da teia, ele se torna mais seguro e fundamental para a segurança da sua cidade. Além de se tornar um ídolo da população.


  • Batman.


Realidade: Homem rico que herdou a fortuna dos pais. Apesar do dinheiro que possui, está acompanhado de pessoas que visam sempre a sua condição financeira. Vive em uma mansão apenas com os funcionários, sua vida se restringe a resolver os negócios e freqüentar a futilidade dos grandes salões de festas. Apesar da fortuna, sente um grande vazio.

Cinema: Bruce Wayne vive boa parte das situações citadas acima, contudo usa o seu dinheiro para desenvolver armas e acessórios que o transforme em um soldado contra o crime. Batman luta contra a corrupção e bandidagem da cidade. A escuridão da noite é o palco perfeito para combater o crime.


  • Superman.


Realidade: Homem dedicado ao trabalho, educado e prestativo. É bem visto no meio dos colegas, um ótimo profissional, contudo tem dificuldades em conversar com as mulheres, fica meio desconcertado e acuado. As colegas de trabalho apenas o vêem como amigo. Apesar de morar na cidade, prefere a calmaria do campo. É um homem que apesar das conquistas no trabalho se sente solitário.

Cinema: Clark Kent vive algumas das situações citadas acima, mas quando fora trabalho assume a sua posição como Superman, em nada lembrando o Clark do trabalho. Mais do que isso, Superman é o símbolo de segurança de Metrópolis, o ídolo da cidade. Se no trabalho é mais um funcionário, fora dele é o sonho das mulheres.


  • Capitão América.


Realidade: Representa os jovens que sonham em entrar em alguma instituição de segurança pública para defender o seu país. São as pessoas que acreditam que podem fazer a diferença em seus departamentos, contudo muitas vezes são desacreditados, seja por uma deficiência ou por não possuírem o "porte" que julgam necessário. Pessoas que mesmo sem as armas necessárias acreditam que podem fazer a diferença, que mesmo com a miséria e corrupção do país, acreditam em um futuro melhor.

Cinema: Steven Rogers é um rapaz fraco e esquelético que deseja defender o seu país na guerra. Acaba se tornando cobaia em um projeto para criação de super-soldados, ficando forte e ágil, bem diferente do que era.  Adquire o status de principal soldado americano, se tornando um símbolo para o EUA.

  
  Os criadores desses heróis se preocuparam na maior parte das vezes em um fator importante, antes de um super-poder o herói é acompanhado de um grande caráter, principalmente se preocupando sempre com o próximo. Nenhum humano tem poder de teia, visão de raio-x ou um super-escudo, mas com certeza como os nossos super-heróis podemos fazer a diferença, e isso não depende de poderes, depende de nós.

Selecionei o trailer de um filme que promete fazer muito sucesso.

Capitão América: O primeiro vingador.




Espero que tenha gostado do post. Continue nos seguindo.
Abraços e uma ótima semana.
M. Barreto

Um comentário: