sexta-feira, 8 de julho de 2011

Rugby - Barro, Suor e Raça




Conhecendo o Rugby:

Disputado em mais de 120 países, o Rugby é extremamente popular, sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Porém é muito popular em diferentes países dos 5 continentes como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coréia do Sul, China, etc.
Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, o Rugby movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculo dignos de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas – os dois primeiros eventos da lista. Rugby no Brasil Apesar de não ser tão conhecido do grande público brasileiro, o Rugby vem crescendo de forma bastante dinâmica em nosso País e com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o de sete,além dessas variações ainda há o rugby de praia, de toque, em cadeira de rodas e subaquático.
As Seleções Brasileiras de Rugby servem como um bom referencial do otimismo e evolução do esporte do país. Nos últimos 3 anos o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta.
Além disso, desde 2008, o Brasil conquistou o direito de participar da divisão de elite do Campeonato Sul-americano de Rugby, que conta com apenas os 4 países melhores qualificados na CONSUR (Confederação Sul-americana de Rugby).
Já no Feminino, a Seleção Brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. Nessa mesma categoria, a seleção disputou ono mês de Julho o Campeonato Mundial Universitário, onde terminou na sexta colocação. 



Regras Básicas

O objetivo do jogo é que dois times, ambos de quinze ou sete jogadores, observando o jogo leal, de acordo com as Leis e espírito do esporte devem, seja carregando, passando, chutando ou apoiando a bola, marcar o maior número de pontos possível. 
No Rugby Union as mãos são usadas para mover a bola. Entretanto, um jogador pode passar a bola para outro jogador somente para trás ou para o lado, nunca para frente, ou pode chutá-la. Isso implica que a maioria do progresso do time atacante é feita por um ciclo de passes de bola, corridas para avançar no campo, ser tackleado e repetir esse processo. Cada um desses ciclos é chamado de fase de jogo.

Duração

Uma partida de Rugby é dividida em dois tempos de 40 minutos cada. No Rugby Sevens a partida tem duração de 14 minutos, dividida em dois tempos de 7 minutos cada, salvo a final em que os tempos têm duração de 10 minutos cada um.

O Campo de Jogo

Um campo de Rugby consiste em uma área máxima de jogo de 144×70 metros em uma superfície plana. Os campos são geralmente do tamanho dos campos de futebol. Algumas linhas são pintadas no campo em intervalos regulares: linha de bola morta, linha de in-goal, linha de 22 metros, linha de 10 metros e linha de meio-campo. Essas linhas são espelhadas para o outro lado do campo. Existem também linhas à 5 metros da linha de in-goal e à 5 e 15 metros da linha lateral. Duas traves – uma de cada lado – em forma de H são colocadas em cima da linha de in-goal, no centro do campo.
No Rugby, diferente do futebol, as linhas que fazem o limite do campo são consideradas completamente fora do campo de jogo. Assim como a linha do in-goal é considerada dentro do In-Goal e pode-se marcar um try apoiando a bola sobre a mesma, ou contra a base de um dos postes.
A superfície sempre deve ser segura para se jogar. Ela deve ser gramada mas também pode ser de areia, terra, neve e grama sintética. Não pode ser uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. No caso de grama artificial, a mesma deve estar de acordo com as regulamentações da IRB.

Jogadores

Um time de Rugby Union é composto de 15 jogadores: oito forwards, numerados de 1 a 8; e sete backs (ou linhas), numerados de 9 a 15. Dependendo da competição cada time pode possuir o número máximo de sete substitutos. Cada jogador tem uma função diferente e todos os times vão jogar sempre com a mesma formação, com apenas algumas pequenas variações. O Rugby se difere de outros esportes, tais como o futebol, com seus vários tipos de formação (4-4-2, 3-5-2, etc.).

Mais algumas regras
  1. A bola é oval (com o mesmo peso que uma bola de futebol). 
  2. A partida é conduzida por um árbitro e dois bandeirinhas (auxiliares). Nos jogos profissionais existe mais um árbitro. Ele utiliza recursos de replay de vídeo para tirar dúvidas quanto a validade de um try, quando o árbitro de campo solicita. É também conhecido por TMO (Television Match Official). 
  3. A pontuação é dada da seguinte forma: try (5 pts), conversão (2 pts), penalty (3 pts) e drop-goal (3 pts). 
  4. Pode-se chutar a bola ou passa-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás. No caso do chute, a bola pode ser lançada para frente. Porém, no time que ataca, quem estiver à frente do chutador estará impedido (fora de jogo) até que seja colocado em jogo por algumas das formas mencionadas nas leis. 
  5. O ato de derrubar o outro jogador é chamado de tackle, ou teco (termo aportuguesado). Só é permitido derrubar o atleta que estiver segurando a bola. Constitui infração gravíssima derrubar com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador. 
  6. O jogo é paralisado quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado algum ponto. A partida não é interrompida se a bola ou algum jogador que estiver com ela forem ao solo. 
  7. Toda vez que houver três ou mais jogadores em pé em contato com a bola (Maul), ou quando a mesma estiver no chão (Ruck), a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente desta metade correspondente em seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar à partir dela. 
  8. Algumas infrações: segurar a bola quando caído no chão; tentar derrubar um jogador enquanto estiver no chão; derrubar um atleta que não estiver com posse da bola.










Fontes: 
  • http://www.bhrugby.com.br/rugby/regras/
  • http://www.brasilrugby.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário