segunda-feira, 11 de julho de 2011

Brasil, um país de vários contrastes.





  O nosso Brasil é um país de altos e baixos, a nossa sociedade vive a frase de que "poucos tem muito e muitos tem pouco". É incrível a desigualdade social que vivemos, alem de boa parte dos políticos não fazerem nada pela melhoria da condição de vida do povo, a lei fica do lado de quem tem poder para pagar a corrupção e espantar a honestidade. Quem tem poder financeiro é ciente da sua influência, mas e o pobre? Quem está do lado dele?

  É horrível você observar como um bom cidadão a disparidade social que existe em nosso país e aceitar tudo com tranquilidade, achar que é normal. Temos a arma de uma possível mudança, o nosso voto, beleza que hoje tá difícil achar um bom candidato, mas se todos não prestarem, busque o menos pior e não pregue com orgulho "Eu não me envolvo em politica", você é resultado da politica. 

  O que tem haver o programa  "A Liga" como os assuntos abordados acima? É muito simples, o programa da Rede Bandeirantes apresentado por Rafinha Bastos, Thaide, Débora Villalba e Sophia Reis abordou nos últimos programas dois assuntos de forte cunho social, o que foi exposto é a triste e verdadeira história atual de boa parte do nosso país. Foi exposto os reflexos do uso de drogas e os despejos que tem como principal vitima a classe  "C" do país. Um desrespeito ao ser humano a forma com que os despejados são tratados, sem o mínimo auxilio para que possam  reconstruir honestamente as suas vidas.

  O programa que particularmente acredito ser um dos melhores da Rede Bandeirantes, deu uma ótima amostra de trabalho social feito a partir da mídia. No dia 5 de Julho, o programa abordou o tema "despejados", e não vou mentir que tirei preciosas lições dessa reportagem, e o que me maravilhou é que ainda "a união faz a força".



  É muito interessante ver que mesmo nessas situações de despejo existem pessoas que usam a união como defesa. A reportagem mostra que quando sabem que acontecerá o despejo, os moradores do Bairro Shangai se reúnem e ficam próximos da casa que sofrerá a possível intervenção do estado, para assim impedirem qualquer ação da policia ou da construtora. Mesmo sabendo do risco, os moradores do bairro defendem o que o governo promete na lei e não cumpre de fato, o direito a moradia. Está escrito no Artº 6 da  Constituição Federal, "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição."  A televisão deve ter uma missão muito maior que o entretenimento, é necessário que as pessoas enxerguem de fato o que acontece ao seu redor. Estão abaixo todos os vídeos desse ótimo trabalho de jornalismo, o tema retratado abaixo é o "despejo". É muito triste ver como essas pessoas batalham uma vida inteira por sua moradia e por causa do sujo capitalismo que vivemos, perdem tudo em um dia.

















  Espero que as pessoas tenham assistido os vídeos e gostado do que foi escrito no post, como blogueiros o nosso papel também é de alerta para os leitores, para que prestem mais atenção e tenham cuidado em quem votar, e que alguns saiam da posição individualista e possam entender que somos seres sociais, e o provável mal que acontece ao outro pode nos atingir direta ou indiretamente.


Tenham uma ótima semana.
M.Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário