sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pan-americano 2011 - O Brasil em busca do brilho dourado!



Salve, salve meus queridos, e mais uma ótima sexta-feira para todos. Sem mais delongas vamos começar o nosso bate-papo da semana. Em 2012 ocorrerá o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, em Londres. A diversidade de esporte é muito grande, passamos por arenas com pistas, piscinas ou campos gramados. E todos os atletas sonham em por o brilho dourado da medalha que só o nº 1 tem direito. Mas antes passaremos pelo México, mais precisamente por Guadalajara. Hoje, 14 de outubro, abrimos o Pan-americano de 2011. Seria uma competição olímpica onde só participam representantes de países americanos.

O Brasil é uma das grandes potências, trazendo sempre competidores em um nível técnico elevado. Mas o EUA é praticamente absoluto como maior medalhista. Das quinze edições, somente em duas não conseguiu se tornar o maior medalhista. Em 1951, em Buenos Aires (primeira edição) o título ficou com a Argentina, e em 1991, em Havana (Cuba) o título ficou com a anfitriã. Isso demonstra a supremacia estadunidense, que se deve ao incentivo esportivo dado junto à formação acadêmica básica. Desde a pré-escola até a faculdade, eles consideram as atividades físicas muito importantes. Mas isso é um assunto para outra sexta-feira. 

Mas você deve estar se perguntando: “se o Brasil é tão forte, porque nunca esteve presente entre os maiores medalhistas?”. Nossa seleção é sim muito forte, mas na grande maioria se destaca em esportes coletivos, como vôlei, futebol (masculino e feminino) e no basquete (principalmente feminino), sendo que no quadro geral de medalhas esta conta apenas como uma. 

A esperança de medalhas individuais fica com o nadador Cesar Cielo, que é o homem mais rápido do mundo em piscinas curtas, e Maurren Maggi, que aos 35 anos tenta o tri em competições pan-americanas. O segundo maior medalhista brasileiro é também um nadador. Gustavo Borges tem ao todo oito primeiros lugares, oito pratas e três bronzes, somando um total de 19 medalhas. Ficando atrás apenas do mesatenista Hugo Hoyama, que tem nove ouros. Além de uma de prata e outras três de bronze. 

Isso mostra o grande potencial “bélico” brasileiro. Em 2007, aqui no Rio, tivemos nossa melhor participação. Foram 659 atletas, que disputaram 41 esportes. Ficamos em 3º no quadro geral de medalhas com 54 de ouro, 40 de prata e 67 bronzes, totalizando um total de 161 medalhas. No quadro geral de todos os Pan-americanos ficamos em quinto. Sabendo disto, só podemos torcer para que o Brasil vá ainda melhor este ano, e assim continuar trazendo alegria p esse povo que tanto gosta de torcer, seja em qual for o esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário