O que percebo frequentemente é um esforço exagerado de boa parte das mulheres em criar um Estereótipo para os homens. A visão geral no final é que todos homens são safados, canalhas e não merecem o amor de nenhuma mulher. Não vou mentir, realmente parte dos homens são assim, mas eu disse parte e não todos. Mas o que isso tem haver como o tema do post? A questão é que a nossa sociedade está acostumada com isso, imagens pré-concebidas, tanto para os homens como para as mulheres. Vivemos em um ciclo traçado onde nós homens somos as piores e melhores coisas do mundo.
Mas talvez a mulher tenha com o passar dos anos, começado a fazer alguns questionamentos em relação aos homens. Um deles com certeza é “porque os homens não choram” (quer dizer, boa parte deles). Esse questionamento vem crescendo em alguns setores feministas e tem tomado conta das conversinhas de bar e outros ambientes recheados de mulheres.
Somos hoje, parte de um acumulo de séculos de história e cultura fortemente enraizada. A nossa sociedade é patriarcal e a criança desde pequena começa a receber os ensinamentos que normalmente levará para o resto da vida. As palavras são conhecidas de todos nós, para os homens: “você não pode chorar, você é homem”, “nada de varrer a casa, isso é coisa de gay”, “uma mulher nunca é o suficiente”; Para as mulheres: “Sua missão é cuidar da casa”, “Essa coisa de mais de um homem é vagabundagem”.
Todo esse ensinamento vem sendo passado por séculos, as mulheres e homens aceitam e seguem os seus caminhos muitas vezes sem reclamar. Se em uma sociedade o choro é considerado algo duvidoso, muitas vezes é melhor se segurar para não sofrer as conseqüências. Vamos para a seguinte cena:
Um casal decide assistir um filme romântico, os dois estão prestando atenção em cada cena. De repente quando passa a cena mais emocionante do filme, a mulher olha para o lado e vê o cara chorando. Talvez algumas digam “que fofinho, como ele é sensível”, contudo a maior parte das mulheres vive em uma cultura em que o homem que chora assistindo a filme romântico, é no mínimo “bem estranho”. Sendo homem ou mulher, o ser humano tem os mesmos sentimentos. Fica triste, alegre, bem-humorado, mal-humorado, apaixonado, decepcionado e no fim das contas, isso tudo pode dar em choro, afinal somos humanos.
Talvez alguns homens sintam vontade chorar com um bom filme, com uma música que lembra certo momento da vida, com o fim do namoro. Talvez boa parte deles faça isso, mas escondido onde ninguém vai apontar o dedo e chamá-los de fracos. Talvez no cinema tudo seja mais fácil, mas vida real é outra coisa.
Espero que tenham gostado,
um abraço para todos...
M.Barreto
Homens tambem choram e eu comprovo isso, na escola o menino qe eu nunca imaginei qe gostava de mim estava chorando na sala por minha causa °.°
ResponderExcluir