sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esportes do Panamericano de Guadalajara: Badminton


Acontecerá nesse ano de 2011 a 16ª edição dos jogos Panamericanos que será realizada na cidade de Guadalajara e contará com a participação de atletas de 42 países (Lista de países participantes do Pan) e 28 modalidades esportivas, confira-as clicando aqui.

Bem, se você verificou a lista de esportes que estarão presentes nesses jogos, você pode ver alguns bem pouco conhecidos para a maioria das pessoas e foi um deles que eu escolhi para falar aqui no blog.

Há muita controvérsia sobre a história do badminton, uns dizem que ele nasceu na Grécia, outros citam a Índia e alguns falam até da China, por causa dessa confusão encontrada em minhas pesquisas sobre o tema é que resolvi passar para vocês as informações achadas na Confederação Brasileira de Badminton e da Federação Internacional de Badminton.

Quando começou a ser praticado, o Badminton chamava-se Poona e era praticado somente na Índia, até que oficiais ingleses que gostaram do jogo resolveram levar esse esporte para Europa. Em 1870 uma versão mais aprimorada do Poona foi praticada na propriedade de Badminton que pertencia a um duque inglês, essa versão consistia em usar uma pá (que foi chamada de raqueta) para manter um rolha de cortiça com algumas penas no ar o máximo de tempo possível ,mais tarde aquele local veio a se tornar o primeiro clube de Badminton e 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton.

Hoje em dia as competições oficiais de Badminton são realizadas em até três modalidades:

   Individual: Homens
   Individual: Mulheres

   Duplas: Homens
   Duplas: Mulheres

   Mista: Duplas mistas

O atleta brasileiro número um do ranking nacional é Alex Yuwan Tjong com 6320 pontos tendo 1600 pontos a mais que o segundo colocado.

O Badminton ainda recebe muitas críticas de pessoas que não o conhecem, pois acham ela elas que é um jogo monótonomo, mas posso afirmar que é totalmente ao contrário, digo pois já pratiquei e sei como funciona. Numa competição um atleta de 70 quilogramas pode gastar até 367,5 Kcal por partida, pode correr pouco mais que 1,6 km, a velocidade da peteca chega a mais de 300 km/h, pode ter certeza que se você praticar poderá ver o que realmente é o Baminton.

Aqui vai um pequeno vídeo sobre esse esporte:


Abraços e até a próxima pessoal!

Um comentário:

  1. Jorge Cajazeiras tem que ver essa postagem... muita massa a postagem e o BADMINTON. Já joguei e curti pra caramba!

    ResponderExcluir