segunda-feira, 23 de maio de 2011

A luta entre o Cinema Nacional e o Estrangeiro.





 Há muito tempo o Brasil cultivou a ideia de "o que vem de fora é melhor", claro que o nosso país não é perfeito e que tem muita coisa boa sendo produzida no exterior, mas imaginar que isso se relaciona a tudo e todas as situações é um grande pecado. Quando o filme é estrangeiro e muito bom, algumas pessoas normalmente dizem " assisti um ótimo filme americano", não importa se o filme foi produzido pela Espanha ou China, os Estados Unidos da America se tornou um símbolo de ótimos filmes e infelizmente uma visão negativa sobre o cinema nacional dominou a cabeça de parte da população brasileira.

   Tenho que admitir que Hollywood tem o poder de encantar e induzir os amantes do cinema, quem assiste os seus filmes muito bem produzidos, com efeitos espetaculares e atores maravilhosos, talvez saia do cinema com a sensação de que esteve em outro mundo, experimentando algo fantasioso e fantástico. Mas o cinema americano tem as suas porcarias, que alguns brasileiros insistem em assistir e gostar, concordo que todo mundo tem o direito de assistir o que deseja, mas valorizar até do que de pior existe lá fora e não dá nem espaço para o que existe aqui dentro, é no mínimo constrangedor.


  Felizmente nos últimos 5 anos o Brasil deu alavancada no cinema nacional, muito antes disso já existiam filmes maravilhosos sendo produzidos aqui, contudo os olhares de boa parte dos brasileiros se voltavam para o cinema estrangeiro independente muitas vezes da sua qualidade.



  O cinema brasileiro tem potencial para produzir filmes em diversas areas, desde de ação até romance. Está tudo nas prateleiras das locadoras, na internet, o nosso cinema está espalhado por aí, basta observar com mais atenção o que é nosso, ter mais paixão por nossa cultura, mesmo sendo um país que infelizmente nos entristece em alguns setores (principalmente na política).

   Nos últimos anos os holofotes do brasileiro se voltaram para o cinema nacional, alguns dos culpados por isso foram os filmes da série Tropa de Elite e Se Eu Fosse Você, filmes que conquistaram espaço cativo na tela do cinema nacional sendo grandes bilheterias e ótimas produções. Tropa de Elite 2 é o marco atual do renascimento do cinema brasileiro, além da grande bilheteria o filme contou com ótimos atores (destaque para os atores Wagner Moura e Irandhir Santos), diretores e roteiristas. O Tropa de Elite 1 se destaca principalmente por ter conquistado o Urso de Ouro, uma das maiores premiações do cinema mundial.


                                           Tropa de Elite 1 recebe o Urso de Ouro




   Quando olhamos para o nosso país com mais carinho percebemos a qualidade e talento que possuímos, basta observar os nossos atores seja no cinema, teatro ou TV. Basta comparar os nossos melhores atores com os melhores do estrangeiro, não devemos em nada. Posso citar uma grande atriz brasileira chamada Fernanda Montenegro(difícil alguém não conhecer) que é a única brasileira que foi indicada ao Oscar de melhor atriz ou também citar Wagner Moura, um dos maiores talentos do cinema brasileiro atualmente, que está confirmado para estrear em Hollywood em 2013. Isso são apenas citações do grande número de talentos que temos.

                                           Fernanda Montenegro é indicada ao Oscar.

  Uma boa forma de perceber o nossa qualidade no cinema, é observar que não temos tanto dinheiro para efeitos e outros elementos que recheiam os filmes, isso nos obriga a investir em ótimos roteiros e dramatizações, e o nosso cinema tem muita qualidade nesses setores. Precisamos olhar com mais carinho e respeito para o que é produzido aqui, sermos mais patriotas, valorizar o que é nosso.

  Se alguém ainda tem dúvida de quantos somos bons e estamos evoluindo, segue uma lista com 10 filmes que considero obras maravilhosas do cinema nacional.



1.Tropa de Elite 2
2.O Auto da Compadecida
3.Cidade de Deus
4.Central do Brasil
5.A Dona da História
6.Tropa de Elite 1
7.Meu Nome Não é Johnny
8.Abril Despedaçado
9.Bicho de Sete Cabeças
10.Lisbela e o Prisioneiro



Espero que vocês tenham gostado, qualquer dica de filme nacional, pode deixar nos comentários.
Tenham uma ótima semana e continuem nos seguindo. 

Abraços,
M.Barreto.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário