sexta-feira, 3 de junho de 2011

Esportes do Panamericano de Guadalajara [II]: Tiro com Arco



Bem pessoal, como o Pan de Guadalajara está cada vez mais próximo resolvi falar de mais um esportes que fará parte do quadro de esportes do Pan, o tiro com arco.

Conta-se que o arco foi criado desde a idade da pedra, ou seja, por volta de uns vinte mil anos antes de Cristo. No Egito antigo tem-se registro que o arco e flecha eram usados para a caça e guerra (cerca de cinco mil anos atrás), já percebe-se que a história do arco e flecha é bem antiga, por isso essa matéria estará mais voltada para como o esporte chegou no Brasil e como serão as competiçoes no Pan.

O Tiro com Arco chegou no Brasil por volta da década de 50, quando um comissário de voo chamado Adolpho Porta que se encontrava em Lisboa conhece um maceneiro chamado Arlindo, este tinha um stand de Tiro com Arco na Feira Popular que era um evento anual da capital de Portugal. Como Adholpho se ficou bastante interessado pela pratica esportiva, quando voltou ao Brasil ele trouxe arcos, flechas e alvos e juntos com esses equipamentos ele trouxe um regulamento da Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA).

Graças a suas amizades com pessoas influentes no meio esportivo do Rio de Janeiro, Adholpho conseguiu que o Tiro com Arco tivesse uma boa divulgação tendo sua primeira competição em 1955, poucos anos após a sua chegada aqui no Brasil. Esta competição foi vencida pelo próprio Adholpho  com 119 pontos.

A partir daí a prática do Tiro com Arco passou a existir em outros estados como Minas Gerais e São Paulo, ja na década de 70 é realizado o primeiro torneio internacional do esporte no Brasil e posteriormente no ano de 1972 o Tiro com Arco brasileiro, que nao tinha uma confederação própria e era ligado CBF (Confederação Brasileiera de Futebol), consegue de filiar a FITA e algum tempo depois é criada a CBDT (Confederação Brasileira de Esporte Terrestre), com isso os atletas brasileirps conseguiram participar de vários competições internacionais. No ano 1991, na data 9 do mês de Julho é que o Tiro com Arco obtém a sua própria Confederação.

No Pan de Guadalajara as competições de Tiro com Arco acontecerão entre os dias 17 a 22 de Outubro e contarão com 64 atletas, 32 homens e 32 mulheres. As provas são em equipes e individuais tanto para os homens quanto para as mulheres. As competições individuas cada arqueiro dispara 6 grupos de 3 flechas  com intervalos de 40 segundos cada, e em equipe, cada uma é composta por 3 atletas que disparam 9 flechas cada um, com intervalos de 20 segundos para cada tiro.

O objetivo do esporte é fazer acertar as flechas no alvo, vence quem obter a maior pontuação, o menor círculo (ou o círculo central) vale 10 pontos, sendo que o avlo é composto por 10 círculos e quanto mais distante do círculo central menos ponto vale o tiro. Caso a flecha fique entre dois círculos o que vale é o de maior pontuação.

Equipamentos:
Arco Recurvo: Arco usado nas Olímpiadas

Flechas: podem ser de carbono, madeira, alumínio ou alumínio e carbono a escolha da flecha depende do arco e do tipo do tiro.


 Claro que o Tiro com Arco tem muitos mais equipamentos do que esses doi, caso esteja interessado acesse essa Lista de equipamentos do Tiro com Arco que se encontra no site da CBTARCO (Confederação Brasileir de Tiro Com Arco).

Abraços e até a próxima matéria e não esqueçam que amanhã tem a estréia da coluna "O Que Elas Pensam".

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário